Há risco de faltar material de obras para imóveis, diz líder de associação

A indústria da construção no Brasil deve fechar o ano com crescimento graças ao desempenho do setor imobiliário, diz o presidente da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Rodrigues Martins. Em entrevista ao UOL, o executivo que representa 92 sindicatos e associações patronais do setor da construção, presentes nas 27 unidades da Federação, diz que a retomada entretanto pode ser ameaçada por um desabastecimento na cadeia de fornecedores.

“Enfrentamos um sério problema chamado desabastecimento, com todas as suas consequências. A primeira consequência é o preço. Se tem desabastecimento, o preço pode subir. A segunda consequência é o ritmo da obra, que diminui.”

Segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) com 1.800 empresas de 27 setores na primeira quinzena de outubro, 68% dos empresários relataram falta de algum material para produção e 82% afirmaram que os preços das matérias-primas subiram em relação ao que havia antes da crise.

Apesar desse obstáculo, o presidente da Cbic diz que o setor da construção deve fechar 2020 com um balanço positivo graças ao segmento imobiliário, formado pelos empreendimentos residenciais e comerciais. Após uma retração de 2% no primeiro semestre, as vendas veem subindo desde junho, alimentando a geração de emprego no setor, que já soma 140 mil vagas abertas no ano.

“A crise deixou as pessoas mais tempo em casa, e por isso passaram a dar mais valor ao lar. Por isso, resolveram investir em imóvel. Além disso, a taxa de juros está baixa, o que faz do imóvel um ativo real que surge como opção de investimento com potencial de valorização real”, disse.

Segundo ele, o setor imobiliário deve fechar 2020 com crescimento de 5% a 10% no total de unidades comercializadas. Já outros segmentos da construção, como o de infraestrutura, seguem em marcha lenta, aguardando a retomada das obras públicas e dos programas de concessões, como no setor de saneamento, disse o executivo.

Fonte: UOL

 

You can add any HTML here (admin -> Theme Options -> Promo Popup).
We suggest you create a static block and put it here using shortcode

close