Caixa poderá lançar crédito imobiliário com taxa de juros prefixada

 

Após lançar a linha de financiamento imobiliário corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a Caixa Econômica Federal afirmou que estuda oferecer também crédito imobiliário com taxa de juros prefixada. Segundo o presidente da estatal, Pedro Guimarães, o intuito é avançar para que este tipo de modalidade seja disponibilizado até o fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro.

Atualmente, a Caixa oferece o crédito imobiliário atualizado pelo IPCA ou pela TR (Taxa Referencial), ambos de porcentagem variável. De acordo com Guimarães, é necessário um cenário de estabilidade econômica de longo prazo, com a inflação mantida em torno de 3% a 4%, para que uma modalidade com juros prefixados possa ser oferecida.

“Tendo uma inflação mais controlada, a gente consegue precificar melhor as incertezas. Com esse crédito pré, sem correção, o grande risco fica com o banco”, ressaltou o presidente da Caixa.

Ainda segundo Guimarães, é preciso criar um mercado de securitização de longo prazo, para que o banco terceirize o risco no caso de crédito prefixado. Para ele, a nova linha de financiamento imobiliário corrigido pelo IPCA irá estimular este mercado.

 

CRÉDITO IMOBILIÁRIO INDEXADO AO IPCA

A nova linha de crédito imobiliário que permite atualizar o saldo devedor pelo IPCA vale para contratos enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). A modalidade tem taxa mínima de 2,95% do valor financiado ao ano mais correção monetária pelo IPCA e taxa máxima de 4,95% ao ano mais IPCA.

Para o presidente da Caixa, a nova linha reduz o preço da parcela inicial de financiamento imobiliário em 30% a 50% e estimula outros bancos a reduzir suas taxas de juros. Segundo ele, desde o anúncio da nova linha de crédito, cerca de 600 mil simulações de financiamento foram realizadas.

 

Fonte: AEC Web

You can add any HTML here (admin -> Theme Options -> Promo Popup).
We suggest you create a static block and put it here using shortcode

close